Narração Clássica (popular)

A cotação de história é contada oralmente, sustentada no desempenho pessoal do contador, nas qualidades empregadas à palavra (rimas, inflexão, projeção, etc.) e na expressão primária do agente contador.

Entende-se por “expressão primária” as intenções projetadas nas linhas de expressão facial: a testa, sobrancelha, boca. Além disso, as mãos acompanham as expressões faciais de forma natural, não estilizadas, fluente.

Boa parte das histórias que são contadas nesse caso possui alguma ligação com a história pessoal de quem conta . Mesmo que as histórias sejam “inventadas”, ou causos regionais conhecidos, o agente contador de histórias sempre “contextualiza” e “ambienta” aquela história para a sua realidade, dando “nomes” e “descrições” reais, inclusive, datando as situações contadas na história, o que, na maioria das vezes, é apenas uma forma de “emprestar” veracidade ao que se conta.

Por ser esta uma forma de contar história centrada nos próprios indivíduos e sua oralidade de “causos”, lendas e histórias regionais, existem tantas formas de se contar quanto existem contadores. A naturalidade e a realidade são os pontos principais.

Características principais

  • Regionalismo;
  • Apropriação de acontecimentos;
  • Crenças e superstições;
  • Castigo, prêmio, conquista e renúncia;
  • Deveres, desejos, motivações;
  • Atitudes e capacidades (ou não) de realização;
  • Imaginário popular, sobrenatural e o inexplicável;
  • Moral, comportamento social;
  • Tempo, riqueza, pobreza, morte, nascimento;
  • Situações inusitadas.

A narrativa do orador regional quase sempre se baseia em uma das características acima, seja tendo como “mote” a morte, ou um amor não correspondido, ou mesmo uma transgressão de lei, ou convenções sociais estabelecidas. Nessas narrativas, ou o contador foi observador, ator ativo, ou “ouviu dizer” de alguém que estava lá, ou conhece quem participou da história.

Não raras vezes se aproveita de um “gatilho”, ou “deixa” para exemplificar uma situação similar, ou que dá sentido, ou explica outro acontecimento que os ouvintes estão vivenciando no presente, ou mesmo discutindo. Aproveita para capturar a atenção e conduzir a platéia pela narrativa e assim “causar”:

  • Convencimento
  • Espanto
  • Riso
  • Dúvida
  • Aversão
  • Entendimento

Uma dos objetivos do narrador, não necessariamente da narrativa em si, é conseguir surtir no ouvinte a empatia pelo riso. A “levada” da história é construída para um desfecho engraçado, inesperado. O contador assume, ou amplifica a regionalidade oral, vocabulários, expressões e até gestual para fazer com que a história contada pareça, não somente verossímil, mas vestida de uma certa graça. Porém, ainda no limiar da realidade, entre uma personalidade verdadeira e uma persona dramaticamente construída.

Abaixo, um vídeo de um dos mais conhecidos contadores de causos brasileiros, Rolando Boldrin, que por mutos anos conta suas histórias em eventos, rádio e programas de televisão:

Rolando Boldrin – Sr. Brasil – TV Cultura


O Artigo acima faz parte integral do “Curso de Contação de Histórias” da Cia ArtePalco. Não pode ser reproduzido, copiado, ou utilizado sem prévia autorização.

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12 thoughts on “Narração Clássica (popular)”

  1. Particularmente amo causos, porque amo ouvir os mais velhos e são eles que, geralmente, contam os causos. É extremamente rico e cultural. Pena que está se perdendo o costume. Boldrin é apaixonante.

  2. É um excelente recurso utilizar contação de histórias para contextualizar algo que está acontecendo ao nosso redor… assim as crianças conseguem entender melhor a situação que se está tentando explicar.

  3. O causos são fantásticos. Os mais velhos costumavam contar e com uma riqueza de detalhes que fica impossível não entender. A história contada com expressões faciais entre outros recursos, com certeza faz com que o ouvinte entenda o tema proposto.

  4. Os causos contatos por nossos pais e avós são clássicos e eles além de terem uma bagagem cultural, desperta em quem está ouvindo, a curiosidade, diversão, medo e até pode criar dúvidas.

  5. Expressar a forma mais universal como a nossa que processa informações, então partir do que já conhecemos é um ato de passar conhecimento. O amor, o afeto, o carinho e a preocupação, faz toda diferença.

  6. A narração é contada através do desempenho pessoal de cada contador, ou seja, por meio das experiências pessoais e da realidade, do que está acontecendo no momento. De acordo com o artigo a narração captura a atenção e conduz a platéia ao: convencimento; espanto; riso; aversao; dúvida, entendimento. A narração dos causos, causa empatia na plateia. Causa afeto, carinho, conhecimento do que está acontecendo ao nosso redor através da contextualização.

  7. A narração ela é contada pelo desempenho pessoal do contador. Com suas experiências pessoais vividas e da realidade de hoje. No artigo fala que a narração ela atraí a atenção e faz com que o público alvo seja conduzido por ela , assim causando , risos , o entendimento, o susto, etc…, A narração ela trás o conhecimento, a magia , o afeto para as crianças.

  8. Por meio da atuação pessoal de cada contador, ou seja, por meio da experiência e da realidade pessoal, conte e narre o que está acontecendo atualmente. De acordo com este artigo, a narrativa atrai a atenção e orienta o público: convincente; consternação; risos; nojo; dúvida, compreensão. A narração da história ressoou com o público. Por meio da contextualização, ele provoca emoções, emoções e compreensão do que está acontecendo ao nosso redor.

  9. A narração ela é conhecida como clássica ou arco dramático, pois expressa de forma mais universal, de forma que nossa mente consiga processar.
    Conforme o artigo a narração atrai a atenção da plateia e conduz a plateia ao: riso, ao espanto, a dívida e etc..l

  10. Os objetivos do narrador não necessariamente da narrativa em si é conseguir surtir no ouvinte a empatia pelo riso, que é construída a partir de um desfecho engraçado, inesperado. No artigo fala que a narração ela atraí a atenção e faz com que o público alvo seja conduzido por ela , assim causando , risos , o entendimento, susto e etc. a narração ela é contada pelo desempenho o pessoal do contador suas experiências pessoais vividas e da realidade de hoje, porém ainda existe entre a realidade e o contador uma personalidade verdadeira e uma personalidade dramaticamente construída e aproveita para capturar a atenção e conduzir a plateia pela narrativa e assim causar convencimento, espanto, riso, dúvida, aversão e entendimento.

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