Curso de Contação de Histórias

O curso de contação de histórias EAD, 100% online do Centro de Narração, é baseado na vivência do fundador do Grupo Contador de Histórias ArtePalco e seus colaboradores e integrantes. Ao longo de 25 anos de existência a Cia desenvolveu técnicas e experiência da contação de histórias.

Assim, oferece dicas, relatos, descobertas e observações práticas do dia a dia do contador de histórias José Robson. Muitas das quais, portanto, fundamentadas tecnicamente com conceitos acadêmicos e artigos científicos, haja vista que JR. Santos também tem em sua formação o magistério. Faça sua Inscrição>>>

Curso de Contação de Histórias

Veja as dicas de José Robson para se contar histórias passo a passo

Curso de Contação de Histórias Presencial

No curso presencial, em resumo, os participantes colocam em prática toda a teoria e fundamentação aprendidas nas aulas EAD. Através de uma imersão nas práticas e vivências de contação de histórias,os participantes experimentam diversas técnicas de narração de histórias.

O curso é realizado em espaços compartilhados dos parceiros do Centro de Narração, principalmente em São Paulo, com programação diversificada, propiciando, desta forma, momentos de aprendizagem tanto dinâmicas, quanto relaxantes. Para participar de um encontro presencial, realize primeiro a inscrição no curso online EAD gratuitamente.

Grupo com o certificado do curso de  contação de histórias, no Centro de Narração

Faça sua inscrição no curso online EAD e aguarde a chamada para o curso presencial

Objetivos das aulas de contação de histórias presencial

O Curso de contação de histórias presencial busca, em primeiro lugar, desenvolver no aluno algumas das habilidades através da experimentação e exercício. Como resultado, o aluno adquire qualidades importantes de um bom contador de histórias:

  • Boa Expressão oral.
  • Expressão corporal bem trabalhada.
  • Interação com ouvintes de forma empática.
  • Domínio sobre a improvisação.
  • Bom domínio do texto, enredo e dos personagens.

A produção da apresentação nem sempre é feia pelos contadores de histórias, certamente o contador que consiga, além de narrar, também produzir, durante o processo criativo, terá mais Insights, tornando, dessa forma, mais orgânica o ato narrativo.

Temas do Curso Presencial e Online:

  • A Literatura Infantil
  • Escolha do Texto por Faixa Etária
  • As Técnicas de Contação de Histórias
  • Atividades de abertura para contação de histórias
  • Disposição do espaço para diversas faixas etárias
  • Interferências mais comuns sugestões de resoluções
  • Atividades para finalização e fechamento temático
  • Dicas Rápidas
  • A Construção do Plano de Contação de Histórias
  • Criação de um Projeto para Facilitação de Leitura com Base na Narração de Histórias

Faça sua inscrição prévia

O primeiro passo para participar do curso de contação de histórias presencial é realizar o curso online, dessa forma o aluno terá contato com o material que será apresentado nos encontros. Inscreva-se>>

Orientador do Curso de Contação de Histórias

Em primeiro lugar, desejo dar acesso as informações adquiridas em mais de 20 anos de estrada, através de um curso de contação de história que seja, além de informativo, útil para o aluno. Certamente, será de suma importância para a difusão da oralidade e, consequentemente, dos contos e histórias populares.

Eu acredito que a palavra tem o poder de construir uma comunidade mais conectada ao outro e, certamente, é um dos instrumentos mais importantes de vínculo comunitário. Sobretudo, a oralidade causa maior proximidade do indivíduo com o seu semelhante, além de propiciar o conhecimento de si, pela descoberta do outro. Por isso, a palavra é, acima de tudo, o instrumento de registro e documentação da história imaterial do homem.

José Robson Santos

Obrigado por sua estadia na plataforma. Além de estudar as matérias do curso , enquanto isso, conheça também os espetáculos em “repertório” de histórias.

7 thoughts on “Curso de Contação de Histórias”

  1. Li todo o relato da vida do seu filho Ícaro ,e achei muito interessante e importante como conduziram a vida do Ícaro desde os primeiros meses de vida vinculado com a vida de vocês , interagindo e buscando formas para entender como você uma criança com TEA e aprendi muito neste relato.

  2. Muito obrigada em partilhar seus conhecimentos conosco, a contração de história sempre fez parte da humanidade. Nós como educadores precisamos aperfeiçoarmos a cada dia para que possamos fazer a diferença para a humanidade!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *