O que é Contação de Histórias

Contação de Histórias é uma expressão relativamente recente, livremente traduzida e adaptada de países de língua castelhana “cuentacuentos”, que pode significar tanto o ato de se contar histórias, quanto o próprio contador. Na língua inglesa, temos o termo “Storytelling”, similar a contação de histórias, que é o ato, ou capacidade de se narrar um fato, ou história, de improviso, ou planejadamente, usando diversos tipos de recursos, ou apenas a oralidade… No Brasil, por exemplo, o termo é usualmente empregado em eventos públicos, shows e espetáculos mais elaborados, com produção e apresentação comercial e profissional.

significado de contação de histórias

“Sempre me perguntam o que não fazer na contação de histórias, no que eu respondo -Só tem uma coisa que não se deve fazer: deixar de contar a história.”

Na atualidade, a contação de histórias é usada também para difundir o conhecimento didático nas escolas, não sendo, entretanto, sua função principal…. O entretenimento é um dos focos explorados pelos agentes contadores de histórias, usando a atividade tanto para fins culturais, quanto para shows em espaços públicos de forma comercial.

Os Educadores vêm na contação de histórias, entretanto, uma ferramenta para estimular o gosto pela leitura e folclore, além de uma afirmação positiva de assuntos e abordagens pedagógicas… Um recurso paradidático. Na propaganda, é usada para dar exemplos de comportamentos desejáveis (pelo patrocinador) para vender produtos em narrativas visuais e, principalmente emotivas. No dia a dia, sempre estamos a volta com o ato narrativo, seja em casa, seja no trabalho, ou em locais públicos. Estamos sempre participando, ou sendo agentes ativos, ou passivos de uma narrativa social.

A contação de história é essencial para as crianças

o que é contação de histórias
Ator narrando história – Cia Contadora de Histórias ArtePalco

Dessa forma, com a popularidade da atividade da contação de histórias, surgiram diversas pessoas que usam a atividade de profissionalmente, cobrando para animar eventos e festas. Ou como forma de expressão artística em espaços culturais, como bibliotecas, livrarias, auditórios, teatros e praças.

O Contador de histórias profissional estuda com mais detalhes, escolhendo a técnica mais adequada para cada tipo de história, prevendo um público alvo (faixa etária, classe social) e a oportunidade (festas, aniversários, época do ano, escolas). Assim, narração de histórias passa a ser, além de uma atividade de cultura popular, ou social, um evento em forma de ‘espetáculo’. Diversas pessoas e grupos se especializam nesse tipo de atuação, fazendo surgir muitas formas de contação de histórias.

Onde Fazer um curso de Narração

Existem vários lugares e formatos. Conheça alguns: Onde encontrar cursos de contação de histórias?

E para começar a praticar a contação de história só é necessário começar, experimentar e diversificar histórias, temas, espaços e tipo de público. Também existem cursos livres de contação de histórias, alguns online, que são conceituais e teóricos, e outros presenciais. Para um aprendizado mais intensivo, o ideal seria procurar um curso presencial para obter a prática, com apoio teórico EAD. Por sorte você está fazendo conosco. Parabéns!

Até a próxima aula. Jr Santos Contador de Histórias


O Artigo acima faz parte integral do “Curso de Contação de Histórias” da Cia ArtePalco. Não pode ser reproduzido, copiado, ou utilizado sem prévia autorização.

INSCREVA-SE: Se deseja participar do curso, inscreva-se em aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *