O que é o Teatro de Fantoches da Cia Artepalco
A Cia Artepalco já está a mais de 25 anos realizando eventos infantis. O Teatro de Fantoches que apresento foi construído para ser uma forma de contação de história teatralizada com bonecos exclusivos feitos por “Danielle Oliveira”, assim, essa técnica passei a chamar de “Contoches”. Faço uma apresentação mesclando a performance teatral do ator com a manipulação do fantoche. Isso confere às apresentações uma dinâmica interativa, ganhando em ritmo na troca das cenas. Assim, as apresentações teatrais do grupo Artepalco com fantoches encantam os pequenos, mas também capturam a atenção dos maiores, que enxergam no ator, a ludicidade que os pequenos encontram nos fantoches.
Contação de História com Fantoche
Contação de História com Fantoche
Ao longo dos 30 anos, visitamos centenas de instituições de ensino com nossos fantoches e histórias teatrais. Na maioria das vezes, os educadores nos solicitam espetáculos para o entretenimento, seja para a recepção do ano letivo, ou dias comemorativos, tais como: “Dia da Família”, ou “Semana da Criança. Entretanto, o fantoche pode ser de fundamental importância para a didática no ensino, regulação emocional e comportamental, bem como na socialização das crianças, seja no maternal, passando pelo infantil ao fundamental.
O Projeto Teatro na Caixa
- Coleção “Teatro na Caixa”. 04 Histórias Roteirizadas para fantoches, 2 Guias, um Manual de manipulação, um palco e 5 fantoches. Editora Autêntica Educação e Grupo Estrela.
- Roteiros de José Robson
Ensinando as crianças a fazer teatro com bonecos brincando. O Teatro na Caixa é um projeto da Editora Autêntica Educação e dos Brinquedos Estrela, com roteiros teatrais de José Robson, o Binho. Saiba mais sobre o Teatro na Caixa…
O Papel dos Fantoches na Formação das Crianças


Os Saltimbancos com fantoches de mão – ESPETÁCULO – Os Saltimbancos
Quando estão diante de um fantoche, ou bonecos, as crianças simplesmente desligam todos os filtros e interagem sinceramente com o boneco.

Em “O Estranho Caso do Livro sem o Fim” a história busca estimular a leitura e a escrita através do fantoche. Desta forma, usamos o fantoches na educação infantil como motivação e iniciativa autênticas. O enredo não é um “sermão”, ou “palestra” sobre a importância da leitura, mas busca estimular vivamente esse tema. As crianças “pedem” para escrever no final da história para seus professores e pais. E não é milagre, faz parte do papel do teatro de bonecos.
Espetáculo – Bicho Babão Papão
Bicho Babão – história com fantoches: tema folclore

Teatro de Fantoches Infantil – Livro Sem o Fim
As histórias com fantoches que ficam na memória
Quem assiste a um teatro com fantoches jamais esquece, seja dos sorrisos infantis, ou da gargalhada de um adulto, bem como das peripécias dos personagens para resolver situações do cotidiano, ora insolúveis na realidade do nosso dia a dia.
Seja na praça, na escola ou no teatro, o o teatro de fantoches infantil faz sucesso por onde passa, tanto que é unanimidade na preferência dos pequenos, assim também, uma das atividades culturais mais solicitadas em eventos infantis.
Até mesmo os adultos se afetam com bichos em forma de pelúcia. Estes são presentes constantes entre pais e filhos e até mesmo entre namorados, pois estimulam a memória afetiva e oferecem segurança emocional, por exemplo.
![]()
ESPETÁCULO COM BONECOS – Conto popular ‘O Couro de Piolho‘
Uma história interativa com fantoches – Saco de Bichos
As aplicações dos fantoches na educação Infantil
O teatro de fantoches é uma ferramenta pedagógica completa, pois estimula tanto a imaginação quanto o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.
Algumas sugestões para que o teatrinho de fantoches na sala de aula, da mesma forma que a contação de história na educação infantil, na escola de forma geral, seja uma ferramenta de ensino e formação da criança, além de ser um momento de diversão e entretenimento. Muitos professores e escolas já contam com projetos que vai de encontro de vários tópicos.
Comportamento
Socialização e ajustes nos relacionamentos infantis, bem como o respeito as diferenças, a compreensão do outro, dos limites:
- Histórias sobre amizades;
- fantoches sobre igualdade étnica e de gênero
- Enredos que abrace as diferenças e limitações.
- Valores familiares, respeito ao mais velhos.
Aprendizagem
Apresentação de matérias transversais para o ensino curricular na sala de aula:
- Cenas que falem sobre a formação das cores;
- Encenações sobre a importância da água;
- Meio ambiente como pano de fundo dos teatros;
- Apresentações sobre higiene e limpeza;
- Estímulos as artes e leitura pelos fantoches.
Hábitos
Lidar com as dificuldades e limitações das crianças e estimular ações necessárias para a convivência:
- Estímulo a atividades físicas com fantoches;
- Organização e cuidados com objetos pessoais;
- Aprender a se estiver, amarrar os sapatos;
- Entender regras e o tempo das coisas;
- Criar rotinas e agir de acordo com os ambientes.
Socialização
Estimular hábitos saudáveis e ao consumo responsável dos recursos, economia e bem estar pessoal e social:
- Economia de água e energia e razões;
- Separação dos tipos de lixo e redução;
- Respeito aos bens dos outros;
- Trânsito e pedestres seguros;
- Entender sobre a história da sua região;
- Alimentação saudável em casa e na escola.

apresentação Dia das mães e dia da família
Teatro de Fantoches – Dia das Mães e Família

Teatro Junino Boi de Brincadeira – História com Fantoches – Boi de Brincadeira
Socialização e integração
Nas histórias infantis é o fantoche que sofre e causa as maioria das ações e reações nos demais personagens e na plateia, como resultado, temos cenas das mais engraçada às mais trágicas.
Isso causa uma empatia instantânea e os corações infantis se relacionam com ele, sem filtros, externando, dessa forma, como ela mesma (a criança) é tratada pelos adultos e familiares, buscando esse entendimento na ‘parceria cênica’ que acaba de encontrar.
Por isso o teatro de fantoches infantil é de suma importância para que o adulto entre no mundo da criança, o entenda e possa achar formas seguras e amorosas de ensino e relacionamento.
A CIA ARTEPALCO E SEUS PERSONAGENS ANIMADOS
Os espetáculos que a Cia ArtePalco realiza são, sobretudo, a junção de fantoches e contação de histórias, em roteiros e textos criativos, criando um show híbrido e interativo com o público infantil e até mesmo os adultos. Cada história é encenada por um contador de história que usa boneco (fantoche) como ferramenta. Durante as apresentações, o manipulador usa técnicas de teatro para envolver, tanto crianças mais jovens, quanto as diversas faixas etárias, inclusive adultos. O Teatro de Fantoches tradicional dá lugar a uma performance do ator contador de histórias e de sua escada em forma de fantoche (termo usado no circo para designar aquele que facilita a piada do ator principal). Assim, os diversos públicos ganham uma apresentação única, ora com fantoche, ora com atuação do ator contador de história, ora com os fantoches ao mesmo tempo em que o ator interage com a plateia.
ESPERAMOS SEU CONVITE
Quer conhecer nossas histórias e apresentações com fantoches? Entre em contato com a Cia Artepalco e descubra como levar o teatro de fantoches para sua escola ou evento!
Sobre o autor:
José Robson (Binho) é contador de histórias e ator da Cia ArtePalco. Há mais de 30 anos atua em projetos de educação e cultura infantil, com apresentações em escolas, bibliotecas, livrarias e eventos em todo o Brasil.