RESUMO DO MÓDULO 03 – Curso de Contação de Histórias

Acima, um resumo do Módulo sobre Técncas de Contação de Histórias

O Vídeo faz parte do curso que ministro e que tem três formatos para participação

  • Plataforma EAD 100% online com 44h e certificado válido;
  • Curso Em rede Social com 20h e Certificado válido;
  • Oficina presencial, complementar a um dos curso acima,com 6h de duração

Todas as técnicas que passo nos videos, encontros presenciais e nos artigos foram vivenciadas ao longo da minha carreira de mais de 30 anos anos de teatro e nos 25 anos que a Cia de Contadores de Histórias atua.

Para fazer parte de uma das turmas, entre em contato e solicite mais informações.

Previamente, sempre em Janeiro, temos nossa primeira oficina anual. Em 2021 ainda não sabemos se acontecerá, mas por via das dúvidas, reserve seu lugar…

Para participar, cadastre-se na plataforma: www.contadoresdehistorias.com.br/cursos/

Escolha sua turma, ou curso EAD com 44h,ou Curso Rede Social, com 20h

26 thoughts on “RESUMO DO MÓDULO 03 – Curso de Contação de Histórias”

    1. Objetos como ferramentas na contação de histórias.

      O vídeo foi falando sobre técnicas e formar lúdicas que podem ser aproveitados em uma narração.
      A contação de história, ela traz um acordar a criança faz com que a criança desenvolva seu lado crítico, pois contar histórias das melhores ferramentas para ensinar uma criança a se desenvolver ( memorizar e observar as coisas ao seu redor).
      Na contação de história, o bom e usar objetivos; como uma flauta que pode ser representada como a torre de um castelo ou boneco, sim! Aquele boneco que fica no cantinho da sala e você pensa que ele não pode ter nenhuma utilidade. Tentar da vida aos objetos contando história, fazer com que fique lúdico e atraia os olhos e atenção da criança.
      A motivação, apresentação é um dois maiores elementos de uma contação, poetizar o objeto (fazer com que a criança vá além da imaginação). Conte a história em ritmo lento, mas não ao ponte de fazer a criança dormir, mas com que ela fique atenta em todas as palavras que você diz, converse com a criança ao contar uma história.
      •motivação
      •representação
      •poetizar o objeto
      •interatividade

  1. Poético e encantador da forma do acolhimento… e as sugestões são ótimas dicas… Não é só o ato de transmitir, tem todo contexto que deve ser pensado…

  2. Elencar os objetos de uma forma pensada , com motivação , sendo um dos elementos muito importante,
    podemos usar muitos recursos mas sempre de acordo com o objetico proposto .

  3. Sem a ” poetização” dos objetos torna-se quase impossível a viagem imaginária que a criança ou qualquer espectador necessita para entrar no clima.

  4. A forma de contar uma história, pode variar muito, dependendo da faixa etária, do interesse daquele momento etc. Pode-se contar dramatizando, ou de forma poética etc.
    A motivação deste momento segue este mesmo critério, a escolha de como contar, podendo contar com outros elementos além de um livro, fantoches, roupas mural etc.
    A contacao de história e uma criação que deve tomar a forma que queremos.
    um mundo de sonhos que envolve os ouvintes e mesmo o pp contador.

  5. Para que aconteça uma boa contação de história se faz necessário seguir alguns passos, como organizar o ambiente, escolher a história, organizar materiais que serão utilizados, deixar o ambiente aconchegante e procurar mostrar qual intuito da história e fazer o ouvinte se envolver

  6. Muito bom o vídeo.
    Poetizar o objeto faz com que a imaginação da criança vai além, ela recria o objeto naquilo que o narrador o propõe a pensar.
    Um dos pontos importantes é a motivação, o que faz você escolher tal história, o que você quer que a criança desperte na sua contação? Qual técnica você utilizará? Qual ritmo sua história produz? Sempre considerando a faixa etária da criança, para que haja a interação.

  7. Escolha a história por afinidade, assim torna mais fácil conta-la. Contação de história pode ser feita com objetos, fantoches e livros. Eu conto e você ouve. Precisamos de uma motivação, intenção para contar a história. A técnica usada deve estar de acordo com a idade.

  8. As histórias são uma das formas mais poderosas de enxergarmos as coisas de uma perspectiva diferente. Ao se colocar no lugar de um personagem e viver suas experiências através da leitura, a criança desenvolve a empatia e também a noção de que ela não é o centro do mundo. Ou seja, aprende que entender outras realidades e se preocupar com o sentimento das outras pessoas é muito importante. Isso ajuda os pequenos a compreenderem suas próprias emoções também.

  9. Gostei muito do vídeo. Os objetos são muito importantes na contação de histórias, pois vão ajudar na imaginação das crianças, fazendo com que aquele objeto se transforme em algo obstrato. O ritmo também é algo bem importante, a forma certa em que será utilizado, fazendo com que a história seja mais real.

  10. A forma em que se apresenta o objeto é muito importante no decorrer da história. A questão de poetizar o objeto é interessante. E é incrível com um determinado objeto pode se transformar em algo abstrato no longo da história. O ritmo em que a história é contada também influencia muito na narração. A história ganha mais vida.

  11. Amei a explicação sobre as técnicas de contação de história. É essencial compreender o objetivo da contação de história. Através dela podemos trazer um mundo de fantasia e espertáculo, tanto para quem conta e para quem ouvir.

  12. A contação de história atua na formação da criança em várias áreas, contribui no desenvolvimento intelectual despertando assim o interesse pela leitura e instigando a imaginação por meio da construção de imagens no mundo da realidade e ficção, atuando também no desenvolvimento comunicativo logo, que a sua provocação da oralidade leva o aluno a dialogar com seus colegas, desenvolvendo, além disso, a interação sócio-cultural da criança ao proporcionar essas interações entre os alunos e criação de laços sociais e formação de gosto pela literatura e artes.

  13. A contação de histórias, traz muitos benefícios aos ouvites podendo desenvolver habilidades novas, conhecimentos novos, abrindo a mente para criatividade, sendo protagonista da própria história.

  14. Foi falado de forma criativa as técnicas e recursos que podem ser utilizados em uma narração. A forma quando um objeto é apresentado é muito importante da história, O correto é sempre poetizar o objeto. e como pode ser determinado transformando em algo abstrato como uma flauta que pode ser “um castelo” ou “um canto de pássaros.”
    Para ser uma excelente contador de histórias, José Robson destaca o ritmo, como deve ser em sua história. em quais momentos da narração o ritmo mudará para qual a historinha ganha um ar de realidade para determinada cena. A história é assim ganha muito mais.

  15. Os objetos são muito importantes na contação de histórias, a sua forma de apresentação, poetiza o objeto. Isso ajuda na imaginação das crianças do faz-de-conta dentro da cabeça das crianças o ritmo também é algo importante, as várias formas criativas de técnicas e recursos que podem ser utilizados em uma narração são diversas.

    A motivação contagia a plateia a contração virar uma realidade para as crianças, com as diversas formas de contar história traz diversas formas lúdicas de se trabalhar contação e narração de histórias com o uso de recursos e sons traz a contação de história um jeito incrível desse ouvir.

    Trazer a um objeto forma figurativa e forma não figurativa apresenta a criança uma história bem divertida utilizando objetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *