O Teatro de Fantoches Infantil

Que tal levar um dos espetáculos com teatro de fantoches da cia Artepalco para seu evento infantil? As crianças são fascinadas por bonecos e suas histórias. Excelente proposta para uma apresentação, tanto para projetos pedagógicos, quanto para dias especiais na escola, ou mesmo em eventos culturais.

Nossos Teatros com Bonecos

Menina e fantoche
O Espelho Mágico
Contador de História
Os Saltimbancos
Fantoche e contação de história
Segredo da Felicidade
Couro de Piolho
Couro de Piolho
Boi de Brincadeira
Boi de Brincadeira
o Livro sem o fim
Livro Sem o Fim
Bicho Babão
Bicho Papão Babão
Vendedor de histórias
Vendedor de Histórias
Saco de BIcchos
Saco de Bichos
Teatro de das Mães
Dia das Mães e Família

Teatro de Fantoches na Escola

Teatro de Fantoches é uma importante ferramenta na educação infantil em escolas, sendo por isso, uma das mais antigas manifestações artísticas que atravessou a história e ainda hoje encanta plateias. Usado como forma de entendimento das ações humanas, do divino, ou mesmo para entretenimento infantil e eventos sociais.

Nas fábulas, os animais representam pessoas de uma sociedade, agem como tal, e vivem o dia a dia como se fossem gente. Para exemplificar, o Teatro de Fantoches Infantil fortalece esse conceito. É fácil entender o quanto as histórias com animais, as fábulas, são importante para a compreensão do desenvolvimento social dos pequenos.

Em escolas, o teatro de fantoches é uma grande ferramenta no aprendizado e na socialização das crianças, do infantil ao fundamental, mas é pouco utilizado para esse fim, sendo mais usado, entretanto, para o entretenimento e distração das crianças. Porém, alguns professores tem grande sucesso usando personagens para o ensino de algumas matérias, fortalecer, ou estabelecer hábitos sociais.

Dar acesso a esse mundo lúdico é essencial para seu desenvolvimento. Para tal, temos na educação infantil e fundamental, o campo propício para propor o aprendizado e fortalecimento das forças anímicas das crianças através da encenação do teatro de fantoches e, desse modo, promover o enriquecimento cultural e frasal dos pequenos.

Fantoches | Uma ferramenta para o ensino

A aprendizagem na educação infantil, em suma, vai além do simples método da repetição e o exaustivo processo de decorar. Certamente, através do teatro de fantoches, com histórias voltadas para o ensino e formação da criança, a aprendizagem se torna mais orgânica, afetiva e social. Por exemplo, ações, atitudes e entendimentos que ora julgamos de difícil aplicação, ou acesso para alguns grupos de crianças, com a encenação de fantoches passam a ser possíveis de forma natural.

Teatro de Fantoches

Quando estão diante de um fantoche, as crianças simplesmente desligam todos os filtros e interagem sinceramente com o boneco.

Estimular a leitura e a escrita, por exemplo, com motivação e iniciativa autênticas, pode ser conseguida com um bom enredo de fantoches, que passe longe de sermões e palestras sobre sua importância. Um bom exemplo é o espetáculo “O eStraNho cAso dO livRo sEm o fiM”que conto em escolas e livrarias. As crianças “pedem” para escrever no final da histórias para seus professores e pais. E não é milagre, faz parte da função de formação do teatro de fantoches.

A criança e o teatro de fantoches

Uma contação de histórias que, por exemplo, utiliza uma das muitas formas de teatro de fantoches, em forma de bonecos animados na dramatização do enredo da histórias, expõe muito da pisque e da proteção social e afetiva que as crianças possuem, tanto na escola, quando no eixo familiar. Ao longo do teatro apresentado, assim como através das respostas, perguntas e reações infantis, a plateia e encenadores colhem nas nas palavras e comportamentos infantis, como ela é tratada pelo meio em que vive.

As crianças externam, sem filtros, exatamente aquilo que vivenciam. Em muitos momentos, desta forma, revelam “coisas” que até mesmo os pais e professores ficam espantados, ou porque achavam que elas não tinham a percepção, ou consciência, ou por revelar ações indesejadas (agressões físicas, morais,psicológicas) que elas mesmas sofrem. Por isso, exite uma real importância da forma com que tratamos cada assunto e tema, sobretudo, durante o desenvolvimento infantil.

Tem momentos em que o interesse infantil no teatro de fantoche é tanto que esquecem o manipulador, sobretudo, esquecem que o fantoche é, na verdade, um personagem e conversam vividamente, de igual para igual, revelando até mesmo segredos, acontecimentos importantes das suas famílias… É por isso que a utilização de fantoches também é indicada em psicodramas e terapias psicossociais e familiares.

História que fica na memória

Quem assiste a um teatro com fantoches jamais esquece, seja dos sorrisos infantis, ou da gargalhada de um adulto, bem como das peripécias dos personagens para resolver situações do cotidiano, ora insolúveis na realidade do nosso dia a dia. Seja na praça, na escola ou no teatro, o teatrinho de fantoches faz sucesso por onde passa, tanto que é unanimidade na preferência dos pequenos, assim também, uma das atividades culturais mais solicitadas em eventos infantis.

Até mesmo os adultos se afetam com bichos em forma de pelúcia, contatação fácil de provar. Estes são presentes constantes entre pais e filhos e até mesmo entre namorados, pois estimulam a memória afetiva e oferecem segurança emocional, por exemplo.

As aplicações do teatro de fantoches

Algumas sugestões para que o teatrinho de fantoches na sala de aula e na escola de forma geral, seja uma ferramenta de ensino e formação da criança, além de ser um momento de diversão e entretenimento. Muitos professores e escolas já contam com projetos que vai de encontro de vários tópicos.

COMPORTAMENTOAPRENDIZAGEMHÁBITOSSOCIAL
Socialização e ajustes nos relacionamentos infantis, o respeito as diferenças, a compreensão do outro, dos limites:Apresentação de matérias transversais ao ensino e curriculares em forma de teatro de fantoches infantil na sala de aula:Lidar com as dificuldades e limitações das crianças e estimular ações necessárias para a convivência:Estimular hábitos saudáveis e ao consumo responsável dos recursos, economia e bem estar pessoal e social:
• Histórias sobre amizades;
• Fantoches sobre igualdade étnica;
• Teatro igualdade entre igualdade de gênero;
• Enredos que abrace as diferenças e limitações.
• Valores familiares, respeito ao mais velhos.
• Cenas que falem sobre a formação das cores;
• Histórias sobre a importância da água;
• Meio ambiente como pano de fundo dos teatros;
• Teatro de fantoches sobre higiene e limpeza;
• Estímulos as artes e leitura pelos fantoches.
• Estímulo a atividades físicas com fantoches;
• Organização e cuidados com objetos pessoais;
• Aprender a se estiver, amarrar os sapatos;
• Entender regras e o tempo das coisas;
• Criar rotinas e agir de acordo com os ambientes.
• Economia de água e energia e razões;
• Separação dos tipos de lixo e redução;
• Respeito aos bens dos outros;
• Trânsito e pedestres seguros;
• Entender sobre a história da sua região;
• Alimentação saudável em casa e na escola.

Fantoches Integram Crianças e Adultos

Nas histórias infantis é o fantoche que sofre e causa as maioria das ações e reações nos demais personagens e na plateia, como resultado temos cenas das mais engraçada às mais trágicas. Isso causa uma empatia instantânea e os corações infantis se relacionam com ele, sem filtros, externando, dessa forma, como ela mesma (a criança) é tratada pelos adultos e familiares, buscando esse entendimento na ‘parceria cênica’ que acaba de encontrar.

Por isso o teatro de fantoches infantil é de suma importância para que o adulto entre no mundo da criança, o entenda e possa achar formas seguras e amorosas de ensino e relacionamento.