A Contadora de Histórias Infantis

A Cia Contadora de Histórias ArtePalco atua desde 1998 nos palcos de São Paulo, bem como nas principais cidades brasileiras… A Cia já realizou centenas de apresentações, com mais de 300 mil ouvintes ao longo da sua existência. Bem como promoveu projetos e oficinas, sempre com espetáculos lúdicos de narração e teatro de fantoches. Também promove cursos, oficinas e workshop para educadores, pais e artistas cênicos, visando principalmente a formação de novos narradores de histórias.

Mais sobre a nossa Cia

A Cia foi fundada em 1998 por José Robson Santos (JR Santos), juntamente com Danielle Oliveira. Seu objetivo, até então, era a produção profissional de espetáculos e intervenções infantis, artísticas e didáticas. Como JR participava de grupos amadores de teatro, como no caso do TEM (Teatro Experimental ), que dirigiu de 1995 a 2010, foi um movimento natural. Os integrantes da cia são artistas independentes convidados a participar de histórias e montagens específicas, de acordo com suas áreas de atuação. Dessa forma, a trupe sempre está em constante aperfeiçoamento e recomposição.

Contadora de história

Para deixar o mundo mais colorido, as crianças precisam de mais pessoas contadoras e histórias

No entando, alguns artistas estão em permanente contato com a trupe, são fixos em determinados espetáculos, outros são flutuantes, principalmente os músicos que fazem trilhas ao vivo. Isso que confere ao trabalho continuidade e qualidade artística

Hoje, a Cia contadora de histórias se firma com um dos principais expoentes da arte de contar histórias, levando suas contações para espaços culturais, livrarias e escolas no estado de São Paulo e outras capitais brasileiras.

Da sala de aula para os palcos

Cia Contadora de Histórias
ESPETÁCULOSCURSOSARTIGOS
Saiba mais sobre as atividades da Cia Contadora de Histórias

Por outro lado, foi através do magistério que JR Santos iniciou seu contato com o público infantil e no SESI (Serviço Social da Indústria) que teve a oportunidade de colocar em prática suas pesquisas sobre a arte de contar histórias.

Aliado ao gosto de escrever contos, começou aí a jornada através dos sonhos infantis, agregando técnicas de interpretação teatral e de teatro de fantoches, a sua pesquisa de contação de histórias. Fundou, então, em 1998, a Cia Contadora de Histórias ArtePalco.

Por ser o berço da atuação do contador e fundador da cia, as escolas, como resultado, e instituições de ensino tem sido o principal palco das histórias. Através do incentivo a leitura e da difusão da tradição oral, a Cia Contadora de Histórias é frequentemente convidada para feiras literárias. Além disso, participa de apresentações de projetos literários, em datas comemorativas e para treinamento de educadores. Em seu repertório, a cia tem contos populares e autorais, com e sem bonecos, para despertar nas crianças a curiosidade e gosto oralidade.

Parceiros da Cia Contadora de Histórias

Sem parcerias a nossa Cia Contadora de Histórias não conseguiria levar a narração de contos e histórias para todos os cantos… Nossos agradecimentos!