15 Benefícios da Narração de Histórias

As histórias não são apenas divertidas, recreativas e educacionais. Elas possuem muitas outras  funções. A palavra é capaz de transformar a forma de pensar e sentir o munda a nossa volta. E na tenra infância, a narração de histórias e a forma de abordar os assuntos, através de exemplos vividos, da poética e empatia, faz com que os ouvintes, principalmente as crianças, iluminem o sentido do ser e do estar presente nesse mundo.

A seguir, uma lista singela de quinze benefícios que a contação de história oferece aos ouvintes e aos narradores. Além de ser uma lista, também é uma busca que todo contador precisa meditar em sua jornada de narrador de histórias:

  1. Estimula virtudes e moral nas crianças: as histórias podem ter um enorme impacto nas crianças. Honestidade, veracidade, gratidão e muitos desses atributos podem ser enraizados neles através de histórias convincentes.
  2. Entendendo culturas: as histórias podem ser usadas para manter as crianças conectadas às suas raízes e fazê-las entender sua própria história e tradições. Histórias, como culturas, variam de uma região para outra. Histórias da terra natal e de lugares estrangeiros farão com que a criança aprecie as diversidades existentes neste mundo.
  3. Melhora as habilidades de escuta: para apreciar a história completamente, é preciso prestar atenção ao narrador, para que nada se perca. Uma boa sessão de contar histórias pode melhorar as habilidades auditivas de uma criança.
  4. Inspirar curiosidade: pausar uma história quando ela fica mais interessante deixa o ouvinte ansioso para saber o que acontece a seguir. Isso torna as crianças curiosas e as incentiva a fazer perguntas, o que também ajuda no aprendizado, no crescimento e no desenvolvimento.
  5. Favorece a imaginação: uma coisa é curiosidade e outra é imaginação. Uma história bem narrada leva você a várias partes do mundo, reais e míticas. Histórias com um elemento de fantasia e magia ajudam a melhorar a imaginação e o pensamento criativo dos ouvintes.
  6. Melhora a concentração: ouvir histórias também ajuda a melhorar o tempo de atenção e os níveis de concentração.
  7. Enriquece o vocabulário: Quando você inclui uma nova terminologia toda vez que narra uma história, as crianças as aprendem e tentam entender o significado dessas palavras desconhecidas. Isso os ajuda a melhorar seu vocabulário.
  8. Aprimora o processo de aprendizado: as histórias têm uma maneira única de melhorar o processo de aprendizado, tanto no nível acadêmico quanto no pessoal. A narrativa pode envolver as crianças em um processo criativo de aprendizagem que facilita a compreensão dos tópicos mais difíceis.
  9. Desenvolve inteligência emocional: Esta é a chave para o sucesso em vários estágios da vida humana. O desenvolvimento da inteligência emocional refere-se à conscientização e controle sobre as emoções e expressões. As histórias o ajudam a conseguir isso de maneira simples, porém bonita.
  10. Ensina empatia: a capacidade de pensar nos outros, de se colocar no lugar dos outros e de entender seus sentimentos torna um indivíduo melhor. As histórias podem ensinar as crianças a ter mais empatia com os outros e a ser sensível às suas necessidades.
  11. Melhora a comunicação: quando sua imaginação e pensamento são claros, eles refletem na comunicação. Ouvir e entender as histórias pode melhorar a comunicação em diferentes níveis.
  12. Reduz o estresse e a ansiedade: as histórias não apenas entretêm, mas cativam, à medida que o transportam para mundos diferentes no reino imaginário. Ouvir histórias e experimentar a magia e a fantasia em suas mentes pode diminuir os níveis de estresse e ansiedade nas crianças.
  13. Desenvolve a memória: se uma história é longa ou curta, as crianças tendem a se lembrar da trama, dos personagens e de outros aspectos dela o máximo que puderem. Isso é bom para as habilidades de memória da criança, mas pode ser desvantajoso para o contador de histórias.
  14. Facilita o aprendizado acadêmico: certas disciplinas acadêmicas têm uma conexão direta ou indireta com várias histórias. Essa é uma das muitas maneiras pelas quais as histórias podem facilitar o aprendizado acadêmico para as crianças. A capacidade de pensamento criativo que eles desenvolvem ouvindo histórias também torna o aprendizado acadêmico eficaz.
  15. Incentivo criativo: ouvir histórias intrigantes pode inspirar as crianças a escrever um dia sua própria narrativa.

E os benefícios também se estendem ao narrador de história, que recebe tanto quanto doa,ou mais. Quer saber mais? Veja o artigo de contação de histórias de José Robson.


O Artigo acima faz parte integral do “Curso de Contação de Histórias” da Cia ArtePalco. Não pode ser reproduzido, copiado, ou utilizado sem prévia autorização.

INSCREVA-SE: Se deseja participar do curso, inscreva-se em aqui.

20 thoughts on “15 Benefícios da Narração de Histórias”

  1. O ato de contar histórias trás as nossas crianças e jovens a visibilidade que serem ouvidas dependendo da realidade que estão possa estar vivendo… Essa é uma arte poética que dar visibilidade aos meninos e meninas exporem quem são, de conhecermos suas culturas e de entendermos cada um… Ajuda não somente na aquisição da escrita como tb na ampliação do vocabulário (seja ele formal como tb informal e de vocabulário regionais)…

  2. As histórias, lidas ou contadas, trazem consigo inúmeras funções e possibilidades.
    Crianças e adultos mudam sua forma de ver o mundo através da escuta ativa. Se envolver nas histórias fazem com que as pessoas transformem sua própria realidade e busquem mudar a realidade da pessoas ao seu redor.
    Sonhar, buscar e concretizar sonhos são ações importantes para uma vida mais plena.

  3. Ao contar histórias o narrador permite que conectemos as crianças um mundo de imaginação, de encantamento, tornando-as curiosas, buscando assim o incentivo para fazer perguntas enriquecendo seu conhecimento e vocabulário.

  4. Com uma contação de histórias é possível mudar a forma de pensar e agir do ouvinte…por isso a necessidade de conseguir introduzi-los no mundo da imaginação, da criatividade….o ouvinte tem que entrar na história, visualizar e assim, estimular a imaginação

  5. Boa tarde pessoal

    É fato que as histórias e o ato de contá-las proporciona uma série de benefícios para as crianças e também para nós adultos. Sou uma apreciadora de histórias e me divirto até ouvindo as mais clássicas como Chapéuzinho Vermelho.
    Texto muito enriquecedor.

  6. O ato de contar história é muito importante, pois desenvolve a criatividade e a imaginação nas crianças assim como nós adultos.

  7. Contar histórias vai além de simplesmente ler um livro. Desenvolve a oralidade, imaginação, criatividade, expressão, e ensina a criança a se socializar melhor com outros ou entender o mundo ao redor.

  8. Ouvir uma história bem contada, com dedicação, com o concreto para que a criança possa tocar e se surpreender, instiga a curiosidade, desenvolve a cognição e o senso crítico, além de despertar a criatividade da criança. Contar histórias, não consiste apenas no ato de falar a história, é uma responsabilidade, é um comprometimento com o outro, o de mudar o olhar diante da coisas, é construir expectativas, é contribuir para seres humanos melhores…

  9. Ao contar. História você consegue elevar a imaginação de uma criança ou de um adulto ao mundo mágico ,muitos consegue achar. Na história um.momento de relaxamento ou fe animação ou ate mesmo onde esquecemos um pouquinho da realidade para viver no universo da fantasia .Uma história bem contada nos leva ao mundo da imaginação ,deixando raízes para a vida.

  10. Narrar uma história é mais do que um momento de prazer. São muitos aprendizados através desse momento. A mágica de entreter levando crescimento.

  11. A contação de histórias quando realizada para crianças apresenta diversos benefícios com caráter pessoal e até de melhor desempenho em sua vida escolar, logo profissional. Crianças que ouvem histórias desde seus primeiros dias de vida apresentam melhora na escuta e atenção, curiosidade aguçada, imaginação aflorada, compreende culturas e de certa forma entende sobre diversidade, consegue concentra-se mais em suas atividades e desenvolvem melhor empenho em sua aprendizagem.

  12. A contação vai muito além de um agrado para a criança, esse ato traz inúmeros benefícios, como introduzir o gosto pela literatura, desenvolvimento da oralidade, senso crítico, cognição, imaginação etc…
    A narrativa tem como principal, contar a história com conclusões do assunto abordado.

  13. A contação de história é algo maravilhoso na vida de qualquer pessoa. Ela nos encanta e traz um mundo cheio de magia e sentimentos. Além disso, agregam benefícios que serão capazes de elevar as crianças a um melhor entendimento entorno de si mesmo.

  14. O ato de contar histórias estimula o desenvolvimento da crianças em várias áreas, os torna bons ouvintes, aflora a imaginação, desperta o interesse e curiosidade e algo que me chamou atenção no texto acima é a melhora da concentração, pois a atenção da criança voltada na história em si escolhida, o faz que esses outros itens listados tenham êxito, pois ela irá se envolver com a história que vai desenvolver a imaginação, curiosidade, a torna boa ouvinte e etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *