Uma exposição das escolhas das histórias infantis usadas por José Robson nas suas apresentações
Links mencionados
- Saco de Bichos
- Ruth Rocha
- Maria Clara Machado
- Desenvolvimento Infantil e faixas etárias
- Quem Canta seus males Espanta
ATIVIDADES DO CURSO
Para as turmas que estão realizando as aulas online, façam as seguintes atividades
- Deixe uma mensagem sobre esse tema no final da página
- Faça uma resenha dos 6 artigos no link: escolha do texto e poste no final da página de cada artigo
COMO FAZER?
- As resenhas são realizadas no fina de cada pagina do artigo lido em “Deixe Sua Mensagem”;
- Não há tempo determinado, faça no seu tempo, uma ou mais páginas por dia, pule o dia que quiser
CERTIFICADO
Para receber seu certificado, cadastre-se na plataforma e se inscreva no curso: CURSO ONLINE: 20h Gratuito
O certificado é liberado após a conclusão de todas as atividades
* Não há certificado por atividade, somente na conclusão de todo o curso
Últimos posts por José Robson (exibir todos)
- Bate-papo com José Robson - 2 de setembro, 2020
- Mediação de Leitura e a Oralidade - 25 de agosto, 2020
- RESUMO DO MÓDULO 03 – Curso de Contação de Histórias - 23 de agosto, 2020
O teatro para a criança precisa ser melhor que para o adulto, visto que ela desconhece a situação. O som e toque é importante para bebês, deve-se estimular a criança a virar a página e acompanhar a história pelas gravuras. A criança aprende pela repetição, o livro pode aumentar o vocabulário e a interação com os pais. Crianças se dispersam com textos grandes, é preciso inserir músicas e repetições até mais ou menos os 6 anos. Quando maiores, gostam de contos que mostram que as escolhas têm consequências. Portanto, quanto maior a criança, maior os conflitos a história vai ter.
Quando a criança não apenas compreende, mas também atua no contexto de aprendizagem, produzindo mudanças que deixem suas marcas, ela naturalmente passa a interagir com tudo e todos deste contexto de um patamar de criador. Portanto, sente-se capaz e internamente fortalecida, além de socialmente aceita por sua adequação e contribuição.
A arte de contar histórias está presente na sociedade há muito tempo. A oralidade é um mecanismo antigo de propagação cultural. Por meio dela expressamos sentimentos, conhecimentos e experiências.
A contação de histórias, em seu sentido mais amplo, é um mecanismo muito importante de manutenção de histórias e costumes.
Na primeira aula o professor falou sobre técnicas e recursos para um contação de história. Ele deu alguns exemplos de recursos que podemos utilizar como fantoches, instrumentos musicais, objetos, etc. O professor falou também da atuação e da leitura, deu exemplos de como podemos fazer. Para contar uma história também devemos saber qual a finalidade, número de crianças, faixa etária e espaço. Temos que ter motivação, conhecer qual a técnicas que vamos utilizar, como apresenta os personagens, poetizar o objeto, saber qual o ritmo que vou utilizar e decidir se a história vai ser interativa ou não.
Os 5 passos para contação de uma história são fundamentais, para a história sair perfeito.
O primeiro passo ensina como escolher o conto, o segundo passo como preparar o material para contar a história, terceiro passo ensina como devemos arrumar o espaço da contação de história, o quarto passo ensina como devemos organizar da contação da história e o quinto passo ensina como começar a contar a história.
No artigo tem todos os passos que devemos seguir, eles ajudam bastante na hora de organizar a contação da história.
A escolha da história que vai contar para a criança é muito importante é deve ser escolhido com cuidado, visto que ela está na fase desenvolvimento. A escolha deve estar vinculado com sua faixa etária, com a sua realidade e o seu vocabulário. Conforme elas crescem e avança na faixa etária a escolha do livro muda para se adequa a criança.
A criança amplia seu gosto pela leitura, visto que foi trabalhado desde de pequenos a arte de ler livros, de contar histórias.
Na escolha da história sempre precisamos levar em consideração a faixa etária do público. Os texto traz a vivência da criança, estimulam a sua imaginação. O professor destaca a Importância do uso do som desde o três meses de gestação após os primeiros anos, quando ela escuta a voz e vê a imagem do livro, ela traz a memória toda vez que associa a voz a imagem, pouco a pouco ela vai aumentando o seu vocabulário e também cria se o hábito de ouvir.
As vezes a criança nem sabe o significado da palavra, mas o valor sonoro traz um significado à ela.
3 anos em diante fábulas e contos, o uso de cantigas ainda é um grande aliado na atenção desta faixa etária.
Desde o nascimento as crianças vivenciam emoções, pensamentos, vidas de outras pessoas e trazem para si um repertório que ela levará a vida toda.
O que se destaca é que a imaginação estará presente ao longo desse processo inteiro.
Boa noite!
A criança ela está em sua fase de desenvolvimento, por isso as histórias certas para cada faixa etária é importante, pois essas histórias vão trazer mais vivência pra vida dela no seu dia a dia. Fazendo com que aquela criança em cada faixa etária tenha mais interesse, sentimento e conheça um novo mundo através de histórias em textos diferentes no decorrer de sua vida.
A contação de história é relevante no amadurecimento das crianças. Através dela aprendemos a vivenciar as suas histórias. Podemos quebrar a timidez, a ansiedade e os medos. Ela cria um elo importante na imaginação da criança e provoca a vontade de querer ser bons leitores e contadores de histórias.
usar diversos recursos para q a contacao de história seja atrativa e um elemento importante nesta jornada. explorar para encantar.
A contação de história é um mundo mágico no imaginário das crianças. Onde tudo poder ser recriado e contado. Compreender a faixa etária da criança é importante, porque ela atribui um acontecimento diferente na vida de cada um. A parti daí, as vivências começam acontecer, e elas passam a conhecer a musicalidade, a visualização das imagens, cores, texturas, as palavras, a interação e a socialização da contação de história.
Ao escolhermos a história para contarmos as crianças, devemos levar em consideração a idade delas, para sermos bem sucedidos. Devemos também, fazer o uso de vários recursos para contribuir para o desenvolvimento das crianças tanto a imaginação quanto a socialização.
Nas primeiras aulas, fez explicações, sugestões e ensinou verificar etapas, faixas etárias, organização e planejamento. O uso da imaginação e da criatividade.
Uma coisa muito importante para uma boa contação de história ,e a historia que irá ser contada ,e preciso estar dentro da faixa etária das crianças que estarão assistindo .
De acordo com que a criança cresce, também devemos ir mudando as histórias.
Uma coisa muito importante para uma boa contação de história ,e a historia que irá ser contada ,e preciso estar dentro da faixa etária das crianças que estarão assistindo .
De acordo com que a criança cresce, também devemos ir mudando as histórias.
Contar uma história é entrar no mundo da imaginação, é dar vida á tudo, ao cenário, as roupas, os objetos.
As histórias precisa ser bem elaboradas e organizadas para não influenciar as crianças precisa ser bem construída para se for positiva e ajudar no desenvolvimento da criança. Aconteçam deve ser lúdica e divertida , interessante para estimular a criança e a ter empatia.
Na escolha da história sempre precisamos levar em consideração a faixa etária do público, o som na históriam é importante para bebês, e também as imagens nos livros, isso estimular a criança a virar a página e acompanhar a história pelas gravura.
Na primeira infância dá-se ênfase aos estímulos sonoros e visuais, dessa maneira, as histórias são mais visuais com vários recursos como instrumentos sonoros e coloridos e de diversas formas.
Com historinhas curtas e sonoras as crianças da primeira infância conseguem prender atenção por pouco tempo. Ativos construções é contagiante e traz uma interação aos pequeninos ou tendo promover momentos de alegria.