Atividades Complementares à Narrativa

Após a realização da contação de histórias em espaços controlados, como escolas E bibliotecas, podemos lançar mão de diversas atividades para trabalhar os símbolos e conteúdo do conto. Algumas atividades estimularão o “sentir”, outras o “pensar”, outras ainda o “diálogo”, a “socialização”. Escolher a atividade de acordo com a necessidade do grupo trará grandes resultados.

Diferentemente das atividades ligadas ao fechamento da história, as atividades complementares serão mais estruturadas, estimulando respostas subjetivas durante a realização das propostas, ou através do resultado, como em pinturas, modelagens e montagens.

Pintura com Tinta

A tinta é a expressão do sangue, do sentir, da interiorização. Expressar-se através da pintura pode externar nossos mais sutis medos, receios, desejos, bloqueios. Normalmente é uma forma de trabalhar os sentimos pessoais em relação ao mundo, principalmente para crianças com histórico de timidez, afastamento social, dificuldade de expressão verbal.

Música e Canto

A musicalização está ligada a respiração. A música será um fator de distanciamento de tudo o que aconteceu até aquele momento, promovendo um momento de entrega e grande felicidade. Isso ajudará a muitas crianças a se libertar de pequenos traumas que possam ter vindo “à tona” por causa de determinada cena, ou personagem.  Não por acaso momentos de grande estresse, ou medo, o canto ajuda a acalmar, ou mesmo a oração, que é uma forma de “cântico espiritual”, independentemente da religião.

Desenho e Escultura

As linhas e as formas ajudam o pensamento a se estruturar, ordenando fatos e acontecimentos, dando motivos e razões a estes. Estão ligados a estruturação, a forma, ao “orgânico”. Solicitar, ou estimular a realização dessas atividades fará com que a criança, sem que tenha consciência, comece a “pensar” em si e nas coisas a sua volta. O ideal é que não direcionemos que desenho, ou escultura elas devam fazer, mas que seja espontâneo. Mesmo que aparentemente não tenha nenhuma conexão com a história e seu tema, a expressão que dali surgir, poderá ser uma “reação”, ou mudança de pensamento e atitude, que não será reconhecível, mas muitas vezes, descobertas e criações que ajudarão a criança a crescer.

Jogos Dramáticos e Dinâmicas

Dinâmica com crianças em uma sessão de contação de história – com José Robson

É nessa atividade que as crianças se entregam com maior força e empenho. Os jogos (dinâmicas) e o teatro de faz de conta, que não precisa ter relação com a história contada, elevam a mente, o sentimento e a expressão da criança ao máximo, promovendo grande socialização, revelando as atitudes individuais e de grupo. É possível notar nessas duas formas de expressão como a criança se relaciona com adultos e outras crianças, e traçar um paralelo com a forma que ela também é tratada por esses dois grupos, inclusive o familiar. Se a história tiver pontos em que as relações sociais, sentimentais e familiares são pontos importantes, os jogos e o teatro será um bom investimento de atividade.


Registros

Ao optar por essas atividades, o relatório e registros fotográficos e em vídeo serão importantes para mensurar as respostas esperadas e as efetivamente alcançadas, construindo um histórico do evento, do grupo e de indivíduos.


O Artigo acima faz parte integral do “Curso de Contação de Histórias” da Cia ArtePalco. Não pode ser reproduzido, copiado, ou utilizado sem prévia autorização.

INSCREVA-SE: Curso de Contação de Histórias

15 thoughts on “Atividades Complementares à Narrativa”

  1. Atividades complementares são importantes pois nos dá uma dimensão de como a história afetou ou alcançou a criança…. é importante ter esse registro pra nos mover e termos um feedback dos ouvintes.

  2. Toda forma de arte dentro de uma sala de aula, ou espaço ludico dentro daescola faz a diferença e a contaçao de historias nos proporciona um leque de possibilidades, estas q ajudam no desenvolvimento cognitivo, no pensamento critico, no libertar a imaginaçao p criar, p brincar, p se divertir aprendendo, a criança é movida pela curiosidade, pelo encanto e as historias quando contadas com comprometimento e amor, instiga o mundo magico do aprendizado infantil…amando

  3. As atividades complementares da Contação de histórias basicamente é uma forma de sondagem, O que a criança está absorvendo e também um feedback para nós profissionais sobre o que melhorar para atingir o público alvo e a necessidade desses.

  4. A contação de história não é apenas um livro, teatro ou mesmo imaginária, vai muito mais além através da música e das culturas vivenciadas.

  5. A literatura é o caminho para se amadurecer a interpretação de textos dos homens, pela complexidade de elementos que envolvem uma narrativadade. Sendo assim, conhecer a função de cada elemento da narrativa possibilita a progressão sistemática na leitura e produção de textos.

  6. Após as contações podemos, trabalhar e estimular as crianças de forma divertida, para torna las sociáveis e expressivas, confiantes e criativas. Pinturas e danças é algo muito aceito por elas e gosto muito.

  7. A leitura e.muito mais do que um texto. e uma experiência que nos remete a cultura . a um aprendizado de coisas diversas. explorar tudo isso ao máximo e essencial para q o público ouvinte se.emcante e receba estas experiências com.o máximo de.proveito.

  8. As atividades complementares vai além de interpretação oral da história. É através destas atividades que vamos saber os pontos da história que ficaram gravados na memória das crianças. E podemos pedir para que elas façam desenhos, pinturas, entre outras formas pra representar a história.

  9. Atividades complementares após a contação de histórias só engrandece a sua finalização. Ela reforça os laços entre o contador, a história e as crianças. Amplia também a imaginação e dá acesso a recriar o que foi contado pelo contador durante à história.

  10. As atividades complementares à narrativa nos ajuda a entender a criança. O que a aflige, motiva, os medos, o que a alegra, etc. Em que parte da história esses sentimentos surgiram. Algumas atividades que este artigo apresenta para despertar os sentimentos da criança, sua forma de pensar, ou seja, trazer à tona o seu mundo próprio são: a pintura com tinta; música e canto; desenho e escultura; jogos dramáticos e dinâmicas.

  11. As atividades complementares à narrativa faz com que a gente possa entender mais a criança. O autor relata no artigo que podemos abrir mão de diversas Atividades que trabalham e estimulam o “sentir”, o “pensar”, o “diálogo”, a “socialização”, assim podemos ver as emoções, os medos, o que alegram, o que motiva etc.., a criança. Atividades que trabalha suas emoções que o artigo cita: pintura com tinta; música e canto; desenho e escultura; dinâmicas etc…, Isso faz com que a criança entre no seu próprio mundo.

  12. Cada forma de arte na sala de aula ou entretenimento na escola fará a diferença, e a narração de histórias nos oferece muitas possibilidades. Essas q ajudam o desenvolvimento cognitivo, o pensamento crítico, a liberar a imaginação p play , Aprender é divertido, deixe as crianças serem movidas pela curiosidade, pelo charme e pelas histórias, e conte-as com promessa e amor, que inspira o mundo mágico do aprendizado infantil … cheio de amor

  13. Atividades complementares, pode nos ajudar a compreender melhor a criança.
    Algumas atividades apresentada durante o artigos; que possa despertar os sentimentos de uma criança, na forma de pensar seu próprio mundo que é: a pintura usando a tinta, a música, escultura etc.

  14. As atividades complementares no final sarve como uma finalização.
    É através destas atividades que vamos saber os pontos da história que as crianças aprendeu e ficou gravado na mente dela.

    Atividades complementares trabalha emoções como: pintura com tinta, música,canto, desenho, escultura, dinâmicas. Isso faz com que a criança explore não só a imaginação mas o faz de conta, e podemos pedir para essas crianças a partir da pintura, música ou desenho se expressar e podem mostrar medos tristeza ou alegria.

    Pois as atividades despertam sentimentos da criança e a sua forma de pensar. Incentiva também e estimula o diálogo e a socialização.
    Como essas atividades complementares pode ajudar no desenvolvimento cognitivo, e na aprendizagem.

  15. As atividades complementares após a contação de histórias enriquecem o conteúdo da narrativa da história. Essas atividades estimularão o sentir, o pensar, o diálogo e a socialização, entre outros. Isso trará grandes resultados no aprendizado e na vivência de cada criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *