Curso de Contação de Histórias

Participar do curso de contação de histórias online gratuito é a primeira ação para nossa aula presencial em São Paulo e principais capitais brasileiras. O curso de contação de histórias é voltado para a Formação de Contadores de Histórias, além disso, para pais e professores. A Arte de Contar e Ouvir Histórias em aulas EAD, em outras palavras, um curso modular, que se completa aula a aula. Portanto, um apoio essencial ao curso presencial. Além disso, a importância da contação de histórias na educação infantil e na formação cognitiva da criança, certamente serão importantes. A instrumentalização de educadores, além de pais e artistas populares, terá grande destaque.

Online | Presencial | Professores | Inscreva-se

As aulas e o suporte ao aluno contador de histórias de forma online ajudam a preparar os participantes para as aulas presenciais, portanto, serão gratuitas. Todo o conteúdo dos artigos, tais como vídeos e exercícios, estará disponível na plataforma EAD. Dessa forma, o participante do curso de contação de histórias poderá estudar antecipadamente as matérias do curso EAD e se preparar. Não será preciso,portanto, o pagamento de qualquer valor para ter acesso a plataforma online. As demais informações de inscrição, tempo de duração, conteúdo programático, entre outras, podem ser obtidas diretamente na própria plataforma do curso.

Curso de Contação de Histórias

Faça um curso de contação de histórias com Jr. Santos e se encante por essa arte.

Curso de Contação de Histórias Online

O curso de contação de histórias online gratuito do Centro de Narração são baseados na experiência do fundador da Cia Contadora de Histórias ArtePalco e seus colaboradores e integrantes ao longo de 25 anos de existência, assim, são dicas, relatos, descobertas e observações práticas do dia a dia do contador de histórias José Robson. Algumas das quais, portanto, fundamentadas tecnicamente com conceitos acadêmicos e artigos científicos, haja vista que JR. Santos também tem em sua formação o magistério. Faça sua Inscrição>>>

Mas o curso online não fornece ao participante a experiência concreta da contação de história. Portanto a experimentação prática, seja narrando histórias, ou em exercícios de contação para desenvolvimento da oralidade lúdica, será essencial. O ato de contar história é uma atividade social que necessita de ouvintes para se completar. Dessa forma, os cursos presenciais são uma complementação, certamente desejável na formação do contador de histórias. Assim, o Centro de Narração disponibiliza o curso gratuito de contação de história. Com isso, o estudo teórico somado ao curso presencial darão a compreensão dos conceitos, técnicas e temas.

Curso Inicial EAD

O Curso EAD inaugural de todo aluno contador de histórias será, em primeiro lugar, o “Plano da Contação de Histórias”. Desta forma, o aluno que concluir esse curso de iniciação, receberá o selo “Pingo de Histórias” e, assim, será elegível para adquirir os demais selos.

Alguns selos do curso de contação de histórias, no entanto, somente são conseguidos através de cursos presenciais, com suporte online. Outros selos são destinados a instituições de ensino, portanto, que recebam auxílio e suporte técnico de contação de história com o centro de Narração de Histórias.

Para começar a participar das aulas EAD e iniciar sua coleção de selos do curso de contação de histórias, inscreva-se na plataforma online.

Curso de Contação de Histórias Presencial

No curso presencial, em resumo, os participantes colocam em prática toda a teoria e fundamentação aprendidas nas aulas EAD, através de uma imersão nas práticas e vivências de contação de histórias. O curso é realizado em espaços compartilhados dos parceiros do Centro de Narração,principalmente em São Paulo, com programação diversificada, propiciando, desta forma, momentos de aprendizagem tanto dinâmicas, quanto relaxantes.

Grupo com o certificado do curso de  contação de histórias, no Centro de Narração

Aula Inaugural do curso presencial

A primeira aula do curso de contação de histórias presencial é “A Preparação do Contador de Histórias“. Para participar, em primeiro lugar, o aluno deve se inscrever no curso online “Plano da Contação de Histórias”, então, receberá seu credenciamento ao curso presencial. Vale lembrar que o curso online, em suma, é gratuito. Portanto, somente se o aluno desejar o certificado do curso online pagará a taxa de emissão.

Selo curso presencial
Seu Selo do Curso Presencial do centro de Narração de Histórias

Objetivos das aulas de contação de histórias presencial

O Curso de contação de histórias presencial busca, em primeiro lugar, desenvolver no aluno algumas habilidades através da experimentação e exercício. Como resultado, o aluno adquire qualidades importantes de um bom contador de histórias:

  • Boa Expressão oral.
  • Expressão corporal bem trabalhada.
  • Interação com ouvintes de forma empática.
  • Domínio sobre a improvisação.
  • Bom domínio do texto, enredo e dos personagens.

A produção da apresentação nem sempre é feia pelos contadores de histórias, certamente o contador que consiga, além de narrar, também produzir, durante o processo criativo, terá mais Insights, tornando, dessa forma, mais orgânica o ato narrativo.

Temas do Curso Presencial e Online:

  • A Literatura Infantil
  • Escolha do Texto por Faixa Etária
  • As Técnicas de Contação de Histórias
  • Atividades de abertura para contação de histórias
  • Disposição do espaço para diversas faixas etárias
  • Interferências mais comuns sugestões de resoluções
  • Atividades para finalização e fechamento temático
  • Dicas Rápidas
  • A Construção do Plano de Contação de Histórias
  • Criação de um Projeto para Facilitação de Leitura com Base na Narração de Histórias

Inscreva-se no cursor de narração de histórias online

O primeiro passo para participar do curso de contação de histórias presencial é realizar o curso online, dessa forma o aluno terá contato com o material que será apresentado nos encontros. As aulas a distância faz parte do curso gratuito e a inscrição, desta forma, é feita na plataforma de ensino a distância do Centro de Narração de Histórias. Inscreva-se no curso online, mesmo que não possa fazer o curso presencial no momento, dessa forma, você pode se inscrever em turmas presenciais futuras. Inscreva-se>>

App para o curso de contação de histórias online pelo celular – gratuito

Para participar gratuitamente do curso de contação de histórias através do celular, baixe o APP Moodle na Play Store. Depois, escaneie pelo próprio app o QR Code abaixo da página do curso de contação de história. Inscreva-se, ou se já se inscreveu, logue-se. Boa aula.

app da plataforma do curso gratuito

Curso de Contação de Histórias Para Professores e apoio Técnico

Professor, inscreva sua escola para receber o credenciamento do curso de contação de história e, da dessa forma, conquistar o programa Educador Contador Contador de Histórias. As escolas cadastradas receberão, por exemplo, orientação técnica em um curso online para seus professores, bem como espetáculos de contação de histórias diretamente na unidade escolar para alunos e sua comunidade.

Benefícios do programa e do curso de contação de histórias para escolas

  • Dois encontros de orientação técnica por ano para professores e educadores na própria unidade escolar.*
  • Até 04 sessões no mesmo dia**, com um espetáculo por semestre, diretamente na escola para alunos, bem como pais e comunidade.*
  • Curso gratuito a distância para todos os educadores das unidades credenciadas, com certificado.
  • Selo “Aqui Tem Educador Contador de Histórias”, a ser fixado na recepção da escola e, além disso, de poder ser amplamente divulgado nos materiais promocionais da escola, site e redes sociais.
  • Encontro anual de educadores das unidades credenciadas, que pode, por exemplo, ser realizado na própria cidade da unidade.

Conteúdo do curso de contação de histórias para instituições educacionais

  • O que é uma Contação de Histórias e Tradição Oral.
  • A importância da contação de histórias na educação infantil.
  • História narrada e histórias contadas.
  • Contos de Fadas; Fábulas; Lendas e Folclore, Mitos; Histórias Clássicas e Tradicionais.
  • Análise da construção de 03 roteiros de histórias conhecidas para o professor narrar em sala de aula.
  • O que é, como fazer e escolhendo um “Argumento” (nossa ideia para uma história).
  • Roteirização da história de forma prática.

Workshop Gratuito de Contação de Histórias Para o Estado de São Paulo – SP

As instituições públicas e particulares do Estado de São Paulo podem receber gratuitamente um workshop de até duas horas para seus professores, bem como pais e colaboradores. A apresentação é uma aula show com o contador de história José Robson, fundador da Cia ArtePalco e diretor do Centro de Narração de Histórias. Portanto, para agendar um workshop gratuito, a instituição deve:

  • Contratar uma dos espetáculos de contação de histórias para seus alunos;
  • Participar do curso online;
  • Não cobrar a participação no workshop;
  • Oferecer estadia e despesas de viagem, se necessário;
  • Emitir os certificados, caso seja de interesse.

Orientador do Curso de Contação de Histórias

Em primeiro lugar, desejo dar acesso as informações adquiridas em mais de 20 anos de estrada, através de um curso de contação de história que seja, além de informativo, útil para o aluno. Certamente, será de suma importância para a difusão da oralidade e, consequentemente, dos contos e histórias populares.

Eu acredito que a palavra tem o poder de construir uma comunidade mais conectada ao outro e, certamente, é um dos instrumentos mais importantes de vínculo comunitário. Sobretudo, a oralidade causa maior proximidade do indivíduo com o seu semelhante, além de propiciar o conhecimento de si, pela descoberta do outro. Por isso, a palavra é, acima de tudo, o instrumento de registro e documentação da história imaterial do homem.

José Robson Santos

Obrigado por sua estadia na plataforma. Além de estudar as matérias do curso gratuito, enquanto isso, conheça também os espetáculos em “repertório” de histórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *